Dicas do Instagram para pequenos negócios. O que você viu na última vez que rolou o feed do Instagram?
Se você é como eu, foi bombardeado com selfies, fotos de comidas deliciosas, vídeos de animais de estimação e citações inspiradoras.
E provavelmente não há muitas postagens interessantes de pequenas empresas.
O triste é que muitas pequenas empresas nem estão no Instagram. Freqüentemente, eles não querem aprender como usá-lo ou acham que não os ajudará a melhorar seus negócios.
Mas eles estão errados. O Instagram pode ajudar sua pequena empresa a ter sucesso.
E isso se aplica especialmente se seus clientes ideais tiverem entre 12 e 25 anos. Basta dar uma olhada em como o aplicativo é popular com esse público:
Mas mesmo se você estiver fazendo marketing para um público mais antigo, o Instagram vale o seu tempo. Afinal, com 4,21%, as taxas de engajamento da marca são as mais altas no Instagram. Isso mesmo – é melhor do que Twitter e Facebook.
Então, vamos falar sobre várias maneiras de usar o Instagram para sua pequena empresa para efetivamente se envolver com seu público e obter melhores resultados de seus esforços de marketing de mídia social.
Encontrar seus clientes ideais no Instagram não é muito difícil. A primeira coisa que você deve fazer é observar as contas que seguem empresas semelhantes à sua – se as estiverem seguindo, provavelmente também estarão interessadas no que sua empresa tem a oferecer.
Por exemplo, se você é um guru do fitness que vende cursos online de perda de peso, gostaria de seguir algumas das pessoas que seguem os gurus do fitness populares. Se você é uma agência de marketing , convém seguir algumas das pessoas que seguem agências de marketing populares.
Você começa a foto.
Agora, não me entenda mal – nem todas as pessoas que você segue o seguirão de volta. Mas alguns deles irão, e há uma boa chance de se envolverem com você se você postar o conteúdo certo .
Em seguida, você pode começar a interagir com essas pessoas comentando sobre suas fotos, curtindo suas fotos e até mesmo enviando mensagens diretas .
Mas tenha isso em mente:
Se você enviar spam para pessoas ou escrever comentários genéricos que não se ajustem à foto / conta que você está comentando, você apenas prejudicará sua marca e irritará as pessoas. Reserve um tempo para realmente formar uma conexão genuína com o seu público, e seus esforços serão recompensados.
Você conhece seu público-alvo, mas sabe que tipo de conteúdo fará com que eles se envolvam com sua marca no Instagram?
Se não, é hora de começar a pesquisar. Dê uma olhada nas contas de seus concorrentes e descubra quais tipos de fotos geram mais engajamento ali. Claro, você não quer roubar essas fotos, mas você certamente pode usá-las como inspiração quando estiver criando suas próprias postagens.
Se você não tem certeza de que tipo de conteúdo postar no Instagram, aqui estão algumas idéias:
Experimente vários (ou todos) deles e veja o que consegue mais engajamento. Em seguida, você pode alterar sua estratégia de postagem com base no que seu público mais gosta.
Instagram não é LinkedIn – é muito mais casual. Isso significa que você não precisa escrever uma biografia entediante e enfadonha, cheia de jargões de negócios.
Em vez disso, opte por uma sensação mais alegre para humanizar sua marca. Pense no seu cliente ideal e escreva a sua biografia de uma forma que o atraia.
Dica: Embora seja bom ser criativo em sua biografia, você não deve sacrificar a clareza por causa da criatividade. Certifique-se de que sua biografia declare o que sua empresa faz de uma forma que permita que as pessoas que visualizam seu perfil compreendam imediatamente.
Não se preocupe – você não precisa de habilidades profissionais em fotografia ou mesmo de uma boa câmera para fazer isso. Você só precisa da câmera do iPhone.
Aqui estão algumas dicas de fotografia DIY que você pode usar para melhorar a qualidade da sua foto:
Se você tem um iPhone e gostaria de aprender como usá-lo para tirar fotos incríveis, confira o blog da escola de fotografia do iPhone . Está repleto de dicas que o ajudarão a aumentar a qualidade de suas fotos!
Quando estiver usando hashtags, pense nas palavras que seu mercado-alvo pode estar procurando e que também se aplicam à sua foto. Por exemplo, se você dirige um blog de empreendedorismo e publica citações inspiradoras em sua conta do Instagram, pode tentar usar hashtags como #entrepreneur e #mondaymotivation.
Qualquer que seja o setor em que você esteja, use a ferramenta Hashtagify para pesquisar e determinar as melhores hashtags a serem usadas para seu negócio e público-alvo. Ao digitar uma tag, você obterá outras sugestões de tag, como esta:
Experimente diferentes combinações de hashtag e veja qual funciona melhor. Contanto que suas hashtags sejam relevantes para a foto que você está postando e para seu público-alvo, elas devem servir.
Uma palavra de alerta:
Não exagere com suas hashtags. Se você incluir mais de 15 hashtags toda vez que postar uma foto, parecerá spam e desesperado, o que prejudicará sua marca. Acredite em mim – isso não vale nenhuma quantidade de curtidas.
Então, quantas hashtags você deve usar?
Tente manter 3 a 5 hashtags por postagem. Dessa forma, você pode incluir hashtags suficientes para impulsionar o engajamento, mas não tantas que sua conta pareça ridícula.
Se sua pequena empresa for uma loja de comércio eletrônico, você pode obter novos seguidores e manter os existentes oferecendo descontos exclusivos em sua conta do Instagram.
Tudo o que você precisa fazer é criar um gráfico que mostre a porcentagem de desconto e o código de desconto (você pode fazer isso facilmente usando Canva ) e, em seguida, explicar como usar o código em sua legenda.
Mas você não precisa ser proprietário de uma loja de comércio eletrônico para usar essa dica. Seja criativo e descubra uma maneira de oferecer descontos exclusivos para os produtos e / ou serviços que você oferece.
Para criar uma marca forte no Instagram, você precisa de um feed coeso. Idealmente, suas fotos devem seguir um esquema de cores semelhante (se você tiver um guia de estilo de marca, use-o) e você deve usar o mesmo filtro e / ou processo de edição para cada foto que postar.
Vamos dar uma olhada em um bom exemplo de feed coeso do Instagram. Pertence ao YouTuber Anastasjia Louise:
Você pode ver que ela se concentra em um tema escuro, e suas fotos são em sua maioria em preto e branco. Como resultado, seu feed é visualmente atraente e você imediatamente tem uma forte noção de sua marca pessoal quando olha para ele.
Mas você não precisa necessariamente se ater a um tema sombrio como ela. Pense no seu público e nos tipos de fotos que têm mais probabilidade de atraí-los. Em seguida, crie um feed coeso usando um aplicativo de edição de fotos como o Afterlight ou VSCOcam para criar um processo de edição personalizado.
Ao usar um desses aplicativos e editar uma foto da maneira que desejar, edite todas as outras fotos dessa maneira também. Esta é uma das etapas mais importantes quando você está tentando criar um feed coeso.
Você também vai querer compartilhar o mesmo tipo de conteúdo de forma consistente – assim, seu público saberá o que esperar (e eles sabem que será algo de que gostam!). Apenas certifique-se de monitorar seus resultados ao postar e ajustar sua estratégia com base nos tipos de fotos que estão obtendo mais engajamento.
Não subestime o poder de sua cópia ao escrever legendas para suas postagens no Instagram. Essas legendas podem ser a diferença entre 1 curtida e 1.000 curtidas, portanto, não tenha pressa ao escrever e certifique-se de que tudo o que você colocar é bom.
Além disso, lembre-se de que as legendas do Instagram podem ajudá-lo a construir sua marca. Se sua marca é nervosa, escreva algo tenso. Se sua marca é positiva e edificante, escreva algo positivo e edificante.
O que quer que você decida escrever para suas legendas, adapte a mensagem com base em sua marca e público-alvo, e você verá melhores resultados gerais de seus esforços de marketing no Instagram.
Assim como qualquer outra coisa, os resultados que você obtém com a conta do Instagram para sua pequena empresa dependerão de quanto esforço você dedica a ela.
Siga as dicas descritas aqui de forma consistente e você pode se sentir confiante sabendo que logo verá o seu número de seguidores começar a crescer. Continue assim, e quem sabe – o marketing do Instagram pode se tornar um dos seus métodos mais poderosos de conexão com novos clientes!