O SEO local é a chave para ajudar no sucesso de uma presença online para restaurantes. Este guia abrangente cobre as etapas de nível superior que você pode seguir para ajudar a melhorar sua presença nas áreas locais.
Existem algumas maneiras diferentes de ajudar o SEO local e desempenhar um papel em levar seu restaurante a se classificar localmente, especificamente quando se trata de SEO na página. Para começar, tudo começa tão simples quanto adicionar seu local de destino à sua página inicial e às páginas de destino relevantes:
É importante que seu website atenda a uma variedade de intents de pesquisa. Isso pode ser feito em seções no site, como perguntas frequentes ou por meio do conteúdo do seu blog.
O blog é ideal para responder às dúvidas dos clientes, direcionando palavras-chave de cauda longa e mostrando sua empresa como um líder de pensamento proativo e, como um pequeno bônus, o Google adora blogs! Ele permite que você exiba seu negócio de uma maneira não vendedora.
Mas o conteúdo não se limita apenas ao seu site, existem várias maneiras de usar conteúdo que ampliam sua presença online. Aqui estão algumas idéias:
Em 2017, o Google lançou uma marcação de esquema específica para restaurantes, bem como uma série de outras seções / propriedades para acompanhar isso.
O principal objetivo disso é chamar a atenção do Google para os menus com o máximo de informações possível. Esse esquema pode ser tão simples quanto direcionar para o URL correto, até calorias, contagem de gordura etc.
Outra oportunidade que poucas empresas costumam aproveitar é a geomarcação em imagens.
Fotos tiradas com câmeras modernas tendem a ter um tamanho de arquivo grande com metadados excessivos. Executar a foto em sites como ‘the eXifer’ permite que você altere isso. Você pode adicionar títulos, descrições e até coordenadas exclusivas às suas fotos.
Isso pode não ter um grande efeito especificamente nas classificações, mas é sempre bom dar uma chance para um pequeno aumento do sinal de confiança.
Outra opção em termos de geo-tagging é enviar suas fotos para plataformas de imagem como o Flickr e preencher as informações, incluindo sua localização e palavras-chave. Permitindo que fotos impressionantes de seu restaurante e pratos tenham outra chance de aparecer nos resultados de pesquisa de imagens do Google.
Existem tantas variações diferentes de técnicas que você pode fazer para tornar seu site o melhor possível aos olhos do Google e para os resultados de pesquisa, mas você não pode esquecer o objetivo principal do site; as pessoas.
Você pode estar recebendo uma carga de tráfego para seu site, mas a menos que eles realmente convertam ou façam algo com as informações que recebem, não adianta.
Pense sobre quais informações o cliente precisaria saber e coloque-as em um lugar que seja fácil de encontrar. Não deve ser complicado mergulhar em um site para encontrar informações de contato, menus ou detalhes de reserva. As pessoas têm pouca capacidade de concentração quando se trata de sites; se não estiver na frente delas, elas irão embora e irão para outro lugar.
Embora a página de contato possa não parecer tão importante em relação às classificações locais, há algumas dicas aqui para ajudar na sua presença local em geral.
Uma grande parte dos sinais de confiança do SEO local é a consistência no nome, endereço e número de telefone; ou NAP para breve. A consistência em seu NAP em toda a sua presença online é um sinal de alta confiança e ajuda a evitar qualquer confusão com informações incorretas.
Outra coisa a ter em mente especificamente para locais são os arredores. Há algo próximo que seja reconhecível, como uma estação de trem ou um monumento? Talvez uma boa ideia seja adicionar uma pequena seção em sua página de contato com uma área de ‘obter instruções de’. Você pode até adicionar um mapa se achar que isso seria útil.
Finalmente, você precisa pensar sobre por que alguém está acessando sua página de contato. Ao criar ou alterar sua página de contato, você poderia fornecer alguma dessas informações? Alguns exemplos são:
Backlinks e citações são uma área-chave do SEO local e às vezes podem ter muito impacto na pesquisa orgânica. Ele fornece ao Google fontes confiáveis de informações sobre sua empresa com um NAP consistente (nome, endereço, número de telefone), eles podem ver que sua empresa existe, é legítima e que o que você diz sobre sua empresa é verdadeiro e preciso.
Alguns exemplos de diretórios de negócios podem ser:
Uma citação local refere-se a qualquer menção à sua empresa.
Do ponto de vista de SEO, as citações locais são outro sinal de confiança enviado ao Google para provar que seu restaurante é genuíno. Alguns exemplos de diferentes formas de citações que você pode obter incluem:
Diretórios gerais de negócios
Do ponto de vista do cliente, quanto mais lugares você vê o restaurante e as pessoas interagindo com eles, mais confiança você tem e é mais provável que você os visite.
Os comentários dos críticos exibidos em sua listagem do Google não são algo que você possa controlar especificamente. O Google me disse que “esses comentários são rastreados automaticamente na web pelo sistema para refletir o painel de conhecimento nos resultados de pesquisa do Google, dependendo da presença na web”
A palavra-chave aqui é ‘presença na web’. Aqui estão algumas idéias sobre como aumentar sua presença na web:
Em termos de adicionar seu menu à sua ficha do Google Meu Negócio, existem duas opções.
A primeira opção é adicionar o URL do menu, isso volta ao básico, com a simplicidade de adicionar um link para a página do menu do seu site que será exibido como “Menu: (URL)” na listagem, conforme mostrado abaixo. Esta opção é muito fácil e pode ser muito eficaz. Ele também tem a menor quantidade de manutenção, pois é um link para uma página da web, desde que a página da web esteja atualizada, não haverá manutenção para esta tarefa específica do Google Meu Negócio.
Além disso, se você quiser adicionar a opção de receber reservas, isso também é feito de forma semelhante.
Além do link acima, o Google lançou um recurso para restaurantes que permite que você adicione seu menu diretamente à sua ficha do Google Meu Negócio. Você verá uma opção para isso em seu painel do Google.
Nesta seção, você pode segmentar seu cardápio em diferentes categorias, adicionar preços, dar uma descrição e também uma imagem maravilhosa para atrair seus clientes.
Ao olhar para sua ficha do Google Meu Negócio, pense nela como uma apresentação. Mostre aos seus clientes por que eles deveriam vir ao seu restaurante. Adicionar imagens pode ser uma boa ideia para um cliente ver o padrão que sua empresa traz para a mesa. Não pare nas imagens de comida também, adicione fotos da sua decoração, destaque sua equipe, adicione vídeos e não se esqueça dos clientes sorridentes e felizes!
Do ponto de vista de ajudar sua listagem para o Google, eles têm critérios padrão no painel para você marcar suas fotos, incluindo:
As postagens do Google são um recurso bastante subestimado quando se trata do Google Meu Negócio, parece ser um sucesso e um fracasso. Para algumas empresas, funciona de maneira brilhante e, para outras, nem tanto. Por experiência pessoal, parece funcionar muito bem para restaurantes.
As postagens do Google são uma forma de microblog. Permite-lhe um espaço extra para apresentar o seu restaurante a potenciais clientes. Para esta indústria, em particular, é um grande trunfo para mostrar novos pratos, mostrar clientes satisfeitos e promover quaisquer eventos futuros.
Também do ponto de vista local de SEO, é ainda mais imobiliário nos resultados de pesquisa! Para adicionar a isso, existem alguns estudos que sugerem que pode ajudar um pouco a melhorar sua posição no ranking local.
A mídia social pode ser um grande trunfo para qualquer empresa. Facebook, Twitter, Instagram e Foursquare são perfeitos para restaurantes em particular. Conforme mencionado anteriormente, esses perfis precisam ter um NAP consistente para garantir que o Google veja a empresa como legítima e confiável.
Seus perfis de mídia social são uma forma útil de fazer com que seus clientes falem sobre você, compartilhem seu conteúdo e se envolvam com sua empresa. Use isso da melhor maneira possível – não apenas poste links, crie conteúdo interessante e incentive seus clientes em potencial a compartilharem a palavra sobre seu restaurante.
As avaliações são fundamentais para o ponto de vista de um cliente potencial e de SEO local.
Em termos de SEO local, as avaliações fornecem ao Google fortes sinais de classificação de pesquisa; ele mostra sua empresa como genuína e pode melhorar a visibilidade do seu restaurante. Não é apenas a quantidade de avaliações que você recebe que importa; o número de avaliações com respostas também é um fator de acordo com um estudo local .
Do ponto de vista do cliente, comentários genuínos podem ser o sucesso ou o fracasso de alguém que escolhe ir ao seu restaurante. De acordo com a Brightlocal , 86% dos consumidores leem avaliações para empresas locais e 91% dos consumidores de 18 a 34 anos confiam nas avaliações online tanto quanto nas recomendações pessoais.
Com isso em mente, tente tornar o mais fácil possível para seus clientes deixarem um comentário no Google. Algumas maneiras de fazer isso incluem:
Melhorar a sua presença local não é algo que pode ser concluído durante a noite e, infelizmente, para alguns restaurantes, nem sempre é completamente simples.