Quaisquer que sejam as plataformas de mídia social e as hashtags, que sua marca usa como parte de sua estratégia de mídia social, saber como usar #s ajudará a aumentar o engajamento da sua marca nas mídias sociais.
Mas se você está continuando com as postagens #ThrowbackThursday no Twitter, sem saber ao certo como usar #s, fique aqui. Sua marca pode fazer muito mais.
Esta postagem descreve os princípios básicos do uso eficaz de # nas redes sociais e por que você deve usá-las.
Você também aprenderá:
Vamos começar.
O símbolo de libra no teclado – também chamado de octothorpe – foi inicialmente usado para marcar números.
Elas foram usadas pela primeira vez como hashtags no verão de 2007 por Chris Messina . Foi quando o especialista em marketing na web entrou nos escritórios do Twitter com uma ideia.
Por causa da brevidade da plataforma, ele sugeriu que a empresa começasse a usar o símbolo de libra para agrupar Tweets relacionados.
Este foi o primeiro uso da hashtag:
how do you feel about using # (pound) for groups. As in #barcamp [msg]?
— Chris Messina (@chrismessina) August 23, 2007
Desde então, o uso de hashtags, seu alcance e sua eficácia só aumentaram.
Pense em #s como uma forma de conectar conteúdo de mídia social a um tópico, evento, tema ou conversa específico.
Eles também tornam mais fácil descobrir postagens sobre esses tópicos específicos, porque as hashtags agregam todo o conteúdo de mídia social com a mesma hashtag.
Eles não são mais apenas para o Twitter. Hashtags também são eficazes em outras plataformas de mídia social. (Encontre mais detalhes sobre como usar #s para cada plataforma abaixo.)
Incluir #s em suas postagens significa participar de uma conversa que acontece nessa plataforma de mídia social. E o mais importante, torna suas postagens visíveis nessa conversa.
Isso pode levar a um maior engajamento, impulsionando o engajamento da sua marca nas mídias sociais por meio de curtidas, compartilhamentos, comentários e novos seguidores.
Criar uma hashtag de marca pode ser uma forma eficaz de promover sua empresa e impulsionar o diálogo.
Por exemplo, a hashtag da marca Raptors #WetheNorth iluminou-se durante a temporada de 2019 da equipe vencedora. Tem apelo universal e foi uma das hashtags mais utilizadas pelos canadenses no primeiro semestre de 2019.
YOUR 2019 @NBA CHAMPS! #WeTheNorth pic.twitter.com/3mNvchZqzT
— Toronto Raptors (@Raptors) June 14, 2019
Outro exemplo é Cheerios e sua campanha #CheeriosHeartHuntSweepstakes. Este concurso incentivou os seguidores a comprar produtos Cheerios e também espalhou o conhecimento da marca postando fotos nas redes sociais.
Find a heart inside your Cheerio and share it using the hashtag #CheeriosHeartHuntSweepstakes for a chance to win cash prizes. Ends 11/15/19.
Rules: https://t.co/UD1I9CPJI3 pic.twitter.com/8bqZCG6y8J— Cheerios (@cheerios) October 15, 2019
Usar uma hashtag conectada a um problema além da sua marca é uma forma de se mobilizar por trás de uma causa ou problema importante.
Por exemplo, #EachforEqual e # IWD2020 foram usados em plataformas de mídia social, incluindo LinkedIn, no Dia Internacional da Mulher.
As marcas também podem criar uma hashtag de marca que também mostre sua conexão com uma questão social.
Por exemplo, a empresa canadense de telecomunicações Bell usa a hashtag #BellLetsTalk para promover a conscientização sobre saúde mental.
Double T Ranch integrates horses into therapy to support those recovering from addiction and trauma. Learn more. #MentalHealth #BellLetsTalk https://t.co/mUz54SeguJ
— Bell Let’s Talk (@Bell_LetsTalk) February 26, 2020
No Twitter, você não tem muito espaço para escrever uma legenda. Você tem 280 caracteres, para ser exato.
No Instagram, legendas mais longas nem sempre são as mais eficazes. O mesmo acontece com o Facebook, Pinterest, LinkedIn ou qualquer outra plataforma – às vezes menos é mais.
Usar uma hashtag pode ser uma maneira simples de contextualizar o que você está falando, sem usar caracteres valiosos ou escrever legendas repetitivas.
Por exemplo, a NASA celebrou o 50º aniversário do pouso da Apollo 11 na lua em julho de 2019. O uso da hashtag # Apollo50 foi parte de sua campanha digital. No Dia Mundial do Emoji, que também é em julho, a NASA postou um dos tweets mais populares :
☄️ . * . *
* 👨🚀 🌒👨🚀👨🚀
* . 🛰️ . *
⭐️ * .
. 🚀 * .
. . .
. * 🌎 * #Apollo50th #WorldEmojiDay— NASA (@NASA) July 17, 2019
Hashtags contextualizam este Tweet criativo, deixando claro que a NASA está comemorando o aniversário e participando da conversa do Dia Mundial do Emoji.
No Instagram e no LinkedIn, os usuários podem seguir hashtags, assim como outros usuários. Usar algumas hashtags populares pode ser outra maneira de ajudar novos usuários a encontrar sua marca.
Por exemplo, se você usar #travel (viagem em inglês) em suas postagens do Instagram, alguém que segue essa hashtag verá sua postagem recente em seu feed. Você pode ganhar alguns novos seguidores desta forma.
As hashtags mais populares que existem não são necessariamente as melhores.
Por exemplo, a hashtag #followme tem mais de 515 milhões de postagens no Instagram.
Hashtags que solicitam curtidas não envolvem seus seguidores e não adicionam nenhum significado à sua postagem nas redes sociais.
Eles também parecem muito spam. E você não quer isso.
Mas também não ignore as hashtags populares. Por exemplo, #throwbackthursday ou #flashbackfriday ou outras #s diárias podem ser maneiras divertidas de sua marca participar de uma conversa mais ampla nas redes sociais.
Em março de 2020, algumas das hashtags do Instagram mais populares de todos os tempos incluem:
Obviamente, as #s populares variam de acordo com a plataforma de mídia social que você está usando. No LinkedIn, as #s populares incluem #leadership e #productivity.
Embora existam milhões – até bilhões – de postagens usando hashtags populares, elas são relativamente universais. Eles não são específicos para um setor ou tema. E não diga muito sobre sua marca.
Portanto, use essas hashtags populares com moderação.
Para encontrar # específicas para sua marca, sua indústria e seu público, você terá que fazer uma pequena pesquisa.
Comece fazendo uma análise competitiva nas redes sociais. Reúna informações sobre seus concorrentes e quaisquer influenciadores relevantes dentro do nicho de sua marca.
Anote quais #s eles usam com mais frequência e quantas #s usam em cada uma de suas postagens. Isso ajudará você a aprender como seus concorrentes estão se envolvendo com seu público-alvo compartilhado e quais palavras-chave eles tendem a usar.
Hashtagify.me ajuda você a encontrar as melhores #s do Twitter ou do Instagram para a sua marca.
Com essa ferramenta, você pode pesquisar qualquer hashtag e ver o quão popular ela é.
Por exemplo, se você pesquisar a popularidade de #springtime, obterá resultados que mostram a popularidade geral desta hashtag, sua popularidade recente e as tendências para o mês e a semana.
Você também pode digitar sua legenda no Twitter ou Instagram. Em seguida, ele fornecerá sugestões de hashtag.
RiteTag permite que você digite sua legenda de mídia social na barra de texto e carregue a foto que irá emparelhar com sua legenda.
RiteTag gera sugestões de hashtag de tendência com base em seu conteúdo.
Você verá as melhores #s para que sua postagem seja vista imediatamente, bem como #s para que sua postagem seja vista ao longo do tempo. Clique em “Obter relatório” para uma análise detalhada das # que exibe.
Uma ferramenta como a Hootsuite permite que sua marca use streams de pesquisa para descobrir quais hashtags são as melhores para todas as redes sociais que ela usa.
Simplesmente, os fluxos de pesquisa facilitam a visualização de quais #s são as mais populares e eficazes.
Se você já tem uma boa compreensão de quais #s estão funcionando bem para sua marca, considere o uso de #s relacionadas.
Elas podem ser um pouco mais específicas do que as #s populares que você já usa, o que pode ajudá-lo a se conectar com um público mais direcionado.
No Instagram, as #s relacionadas aparecem logo acima das guias “Top” e “Recente” quando na seção Explorar do Instagram.
No LinkedIn, você pode encontrar mais recomendações de hashtag após clicar em uma hashtag. Escolha os botões “Descubra mais hashtags” depois de clicar nas reticências.
Acompanhe quais hashtags você usou em postagens anteriores. Analise quais postagens foram mais populares e veja se há uma tendência com as #s que você usou.
Se você notar que algumas de suas postagens mais populares sempre contêm algumas das mesmas #s, inclua essas também em suas postagens futuras.
Aqui, encontre dicas simples e fáceis de ler para usar #s em diferentes plataformas de mídia social.
1-2
Você pode usar #sem qualquer lugar em seus Tweets. Use-os no início para dar ênfase, no final para contextualizar ou no meio de sua postagem para destacar uma palavra-chave.
Hashtags também podem ser adicionadas em um comentário quando você retuita, em respostas e em sua biografia do Twitter.
Você também pode:
1-2
Hashtags podem ser incluídas em qualquer parte de sua postagem escrita no Facebook ou nos comentários.
Hashtags também são úteis para agrupar conteúdo em grupos privados do Facebook por tema ou tópico. É importante que as marcas tenham isso em mente, considerando que o Facebook está vendo seus usuários migrarem para canais privados.
Você também pode:
5-10
Inclua #s depois de escrever uma ótima legenda para o Instagram . Você também pode incluir hashtags na seção de comentários ao interagir com seus seguidores.
E você pode incluir até 10 #s em suas histórias do Instagram.
Também é possível incluir hashtags na biografia do perfil do Instagram da sua marca.
Você também pode:
2-3
Adicione algumas #s no título do vídeo da sua marca no YouTube ou na descrição do vídeo.
Clique na hashtag com hiperlink para ver um feed com outros vídeos que também usam essa mesma hashtag.
Lembre-se: não use mais de 15 hashtags. O YouTube irá ignorar todas as hashtags e talvez até mesmo sinalizar seu conteúdo por causa de seu comportamento de spam.
As hashtags do YouTube não são a única maneira de ajudar os usuários a encontrar seus vídeos.
1-2
Incorpore hashtags em qualquer lugar em sua atualização do LinkedIn e em um artigo do LinkedIn que você escrever.
Você também pode:
2-5
Ao usar o Pinterest para negócios, inclua hashtags do Pinterest ao escrever uma descrição de Pin ou em uma descrição por escrito ao reinserir.
O Pinterest até oferece sugestões de hashtag (apenas na versão móvel) ao criar um novo Pin.
Se ainda não o fez, é hora de começar a usar hashtags em suas postagens de mídia social. Embora tenham ganhado popularidade pela primeira vez em 2007, eles são ainda mais úteis hoje em dia para sua marca!