Todos os dias, bilhões de pessoas usam o Google, e o Google Meu Negócio para pesquisar uma ampla variedade de informações – uma cafeteria local, diocas para consertos domésticos, tendências das moda, notícias sobre celebridades e muito mais.
Em vários blogs, falamos sobre como o Google funciona e como um dos produtos mais populares do mecanismo de pesquisa, o Google Meu Negócio, pode ajudar você a se tornar mais visível para as pessoas que procuram seus produtos ou serviços.
Neste texto, vamos nos concentrar mais especificamente nos benefícios de usar o Google Meu Negócio.
O mecanismo de pesquisa manteve facilmente sua posição de destaque como o mecanismo de pesquisa mais popular do mundo, detendo mais de 75% da participação no mercado de pesquisa, e está apenas aumentando.
Na verdade, o Google está recebendo cerca de 5,6 bilhões de pesquisas em um dia, e uma grande porcentagem dessas pesquisas têm intenção local. Isso significa que muitas das pesquisas são feitas por pessoas que procuram lugares nas proximidades.
Você deve estar familiarizado com esta cena: é quase hora do almoço e você deseja ver uma lista de restaurantes na área onde pode comer.
O que você geralmente faz? Pegar o telefone e digitar as palavras “restaurantes perto de mim” no Google não é a opção mais fácil (e prática)?
A academia mais próxima, a lavanderia a seco mais acessível, a loja mais próxima onde você pode comprar missô japonês – as pessoas confiam no Google para tudo.
É por isso que é importante para as empresas otimizar suas páginas para a pesquisa do Google. Quanto mais “pesquisável” for o seu negócio, melhores serão as chances de atrair clientes em potencial à sua maneira.
Felizmente, esse não é um recurso limitado a empresas de grande porte. Graças ao Google Meu Negócio, até mesmo as startups podem criar seus perfis on-line para que as pessoas os encontrem facilmente.
Para uma rápida recapitulação para aqueles que não estão familiarizados com o serviço, o Google Meu Negócio (ou GMB) é um serviço gratuito baseado na Internet desenvolvido para ajudar a promover empresas locais online.
É uma ferramenta que permite que os proprietários de empresas gerenciem como aparecem on-line no Google e façam seus negócios se destacarem.
Como uma grande porcentagem da população usa o Google, isso significa que um grande público pode visualizar e acessar seu perfil.
Quanto mais visível você for – ou quanto mais sua empresa aparecer nos resultados de pesquisa -, melhores serão as chances de chamar a atenção das pessoas para você.
É uma alternativa inovadora e mais prática aos anúncios convencionais.
Graças à tecnologia atual, agora é mais rápido e fácil promover seu produto ou serviço. De acordo com o Search Engine Watch, 50% das pessoas que usam telefones celulares para pesquisas locais acabam visitando uma loja.
Considerando que quase todo mundo usa um smartphone hoje em dia, você pode imaginar o potencial de vendas que você pode obter apenas por meio da pesquisa orgânica e do Google Meu Negócio?
Criar, verificar e otimizar adequadamente sua conta do Google Meu Negócio é uma oportunidade inestimável, por isso você deve utilizar esse recurso ao máximo.
O que mais o GMB pode oferecer? Aqui estão alguns dos outros benefícios do Google Meu Negócio.
Observe o mapa altamente visível e a lista de nomes de empresas que aparecem no topo da página sempre que você pesquisa lugares no Google? Isso é chamado de Pacote Local e há duas razões pelas quais você deve prestar atenção a ele.
O Pacote Local ocupa um espaço enorme na página um dos resultados de pesquisa do Google e é a primeira coisa que qualquer usuário do Google verá depois de digitar sua consulta.
O Pacote Local é uma página de resultados do mecanismo de pesquisa (SERP) que exibe os locais relacionados à sua pesquisa.
Ele também inclui um monte de outras informações relevantes que qualquer cliente em potencial pode querer acessar – onde está localizado no mapa, o número de contato da empresa caso os clientes em potencial tenham perguntas adicionais ou desejem fazer uma reserva rápida, horário de funcionamento e até mesmo o classificação por estrelas do estabelecimento.
É um recurso conveniente para a empresa e para os clientes.
De acordo com Moz , o GMB é o maior fator determinante das classificações locais de embalagens.
Portanto, se seu objetivo é se conectar ao seu público-alvo – neste caso, as pessoas que estão dentro da sua área de serviço – verificar, atualizar e otimizar suas informações on-line por meio do Google Meu Negócio pode ajudar.
Nunca se deve subestimar o poder das avaliações dos clientes, especialmente quando se trata de classificações de pesquisa. Outro estudo da Moz mostra que as análises online são consideradas responsáveis por 10% de como os mecanismos de pesquisa classificam os resultados.
Assim, se você deseja que seu negócio fique visível nos resultados da pesquisa, é fundamental usar o GMB para facilitar que seus clientes deixem comentários positivos sobre seu negócio. Aqui estão outros motivos pelos quais você precisa que as pessoas deixem comentários.
Muitos confiam em avaliações ao tomar decisões sobre suas compras. Na verdade, até 93% dos clientes podem ser influenciados por comentários online. Em outras palavras, quase todos eles.
É porque esses pequenos blocos de texto são testemunhos de consumidores reais que não foram pagos pela empresa para promover seu produto ou serviço.
Assim, as pessoas sentem que têm mais credibilidade e, por isso, muitos acreditam no que dizem.
Mais e mais pessoas estão conferindo as avaliações dos clientes antes de escolher uma empresa local. Como as pessoas adoram ler comentários, os mecanismos de pesquisa os utilizam para classificar os resultados da pesquisa.
Se você puder utilizar esse recurso do GMB corretamente, ele poderá ter um grande impacto em seus negócios.
Avaliações positivas são importantes. Eles não apenas melhoram a classificação do seu mecanismo de pesquisa, mas também servem como anúncios gratuitos e confiáveis para seus produtos ou serviços.
Por exemplo, os clientes ficam mais confiantes para experimentar um produto com muitas críticas positivas do que um com muitas críticas.
As pessoas confiam nas avaliações online tanto quanto nas recomendações pessoais.
Quanto mais avaliações positivas de clientes você obtém, mais chances você tem de gerar leads e aumentar as vendas. A pesquisa confirma isso: há uma correlação positiva entre avaliações e vendas.
É importante obter críticas positivas, mas lembre-se de que mesmo as melhores empresas recebem críticas negativas.
Se isso acontecer com você, trate-os de forma profissional. Não leve essas críticas para o lado pessoal.
Em vez disso, use-os para melhorar seu produto ou serviço. As avaliações negativas, quando utilizadas de maneira adequada, podem fornecer informações úteis para ajudar o seu negócio a progredir.
As avaliações fornecem aos proprietários de empresas uma ideia de como os clientes veem sua marca.
Eles permitem que você veja como os consumidores estão levando seus produtos ou serviços, quais estratégias você deve manter, o que você deve mudar ou as áreas que você deve melhorar.
Quer sejam boas ou ruins, as avaliações podem ajudá-lo a entender o que seus clientes pensam. Veja-os logicamente e leve-os em consideração.
GMB é uma ferramenta útil para o seu negócio. Além de promover seu produto ou serviço, ele também ajuda você a entender o mercado.
Como isso é possível?
O Google Meu Negócio vem com recursos poderosos que fornecem insights sobre áreas importantes para ajudar você a criar estratégias e tomar decisões. Essa ferramenta permite que você acesse estatísticas e percepções que podem ajudar a determinar de onde vem seu público.
O GMB pode mostrar o número de visualizações que o perfil, as fotos e as postagens de sua empresa estão obtendo.
Isso é especialmente importante para verificar a eficácia de suas campanhas – se estão funcionando bem e recebendo a atenção que você deseja ou se não estão fazendo nada pelo seu negócio.
O GMB fornece um relatório onde você pode aprender e entender como os consumidores encontram sua empresa.
Mostra como as pessoas estão pesquisando – especificamente quais palavras-chave elas inserem – para encontrar sua listagem.
Saber quais palavras-chave são relevantes para sua presença online pode ajudar a aumentar significativamente o tráfego. Por exemplo, você pode dominar palavras-chave de cauda longa relevantes para aumentar seriamente os cliques em suas páginas da web. O GMB pode fornecer essas informações.
O GMB pode mostrar como seu público está interagindo com suas postagens. Ele permite que você veja quais postagens eles compartilham e quais tipos de comentários eles deixam.
Assim, você terá uma ideia dos tipos de materiais que funcionam bem para o seu negócio.
O GMB tem uma seção onde você pode encontrar um resumo do perfil das pessoas que seguem você. Você poderá verificar as faixas etárias, sexo e até mesmo os países de origem. Tudo isso é útil quando você está criando uma campanha.
O GMB também pode mostrar o número de cliques no link do seu site.
Quantificar as informações e conhecer essas estatísticas pode ajudá-lo a criar estratégias sólidas. Se você deseja melhorar o engajamento do público, o tráfego do site e aumentar as vendas da empresa, reserve um tempo para estudar os números.
Não importa o quão útil venha a ser o produto, seu potencial não será melhorado se for muito caro, ou difícil de ser usado. Felizmente, esse não é o caso quando se trata do Gooogle Meu Negócio.
Essa ferramenta eficiente é gratuita e fácil de usar, portanto, até mesmo as startups podem utilizá-la para promover seus negócios. Criar e verificar seu perfil pode ser feito em questão de horas.
Na verdade, existem ferramentas que podem fazer com que você seja verificado instantaneamente. Feito isso, você está pronto para arrasar na primeira página do Google.
Além disso, possui ótimas ferramentas para ajudá-lo a analisar o desempenho, para que possa encontrar maneiras de melhorar a classificação da sua empresa.
O Google Meu Negócio torna mais fácil para startups e empresas locais promoverem seus produtos e serviços on-line, aumentando a visibilidade e melhorando suas chances de aparecer nos resultados de pesquisa.
Isso pode ajudar clientes em potencial a encontrar e entrar em contato com você rapidamente. É uma ferramenta gratuita que você pode usar para melhorar sua presença online, conectar-se com seus clientes e aumentar a receita de sua empresa.